terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pilotando a própria vida

A nossa herança judaico-cristã nos deixou um padrão fatalista de sobrevivência que, muitas vezes, nos congela na tomada de decisões ousadas que poderiam transformar completamente o estilo de vida que levamos.

Há uma dicotomia construída no imaginário coletivo que nos faz associar prosperidade financeira com materialismo e pobreza com solidariedade como se esta fosse uma regra imutável.  Esta dicotomia está mais impregnada na sociedade do que imaginamos e  é esta mentalidade que impede muitas pessoas de tomarem decisões importantes que darão uma "virada radical" nas suas próprias vidas.


Fork in the road (Garfo na estrada)! Essa é uma expressão usada pelos ingleses para dizer que no caminho haverá uma bifurcação, será impossível manter o rumo de antes, uma decisão terá que ser feita por uma das possibilidades adiante. A expressão é usada como metáfora para importantes decisões na vida que temos que tomar. 

Você está olhando adiante e não se anima com o futuro que está chegando. É hora de mudar, mas não se muda de rumo, principalmente se você vinha em alta velocidade, sem planejar cada movimento. É necessário olhar o caminho o mais longe que a vista alcança, perceber onde está a possibilidade de virada, reduzir a velocidade, fazer a curva, às vezes dar uma parada estratégica para não colidir com os veículos que vêm no sentido oposto, decidir o caminho que vai tomar, e, só então prosseguir.


Pilotar a própria vida, por si só, é uma senhora mudança. Depois de passarmos anos dirigindo o carro da vida dos outros e só percorrendo os caminhos que eles nos ordenavam, por vezes nos acomodamos naquela posição de tal forma que nem nos demos conta que aquele carro não era nosso, que aquele caminho jamais seria o que nós escolheríamos.

Você é piloto da própria vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário